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Dicas para se manter saudável

1. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Cuidar daquilo que você coloca no prato é uma das dicas de saúde mais importantes para quem se preocupa em estar sempre saudável. Pratos simples, como o arroz e feijão, por exemplo, oferecem uma excelente combinação de vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos e têm propriedades antioxidantes, que ajudam a retardar a ação do tempo.

Inclua em sua alimentação frutas, legumes e verduras, pois ajuda a proteger o organismo contra o câncer de cólon, pulmão e mama e a reduzir o colesterol.

Por fim diminua o consumo de açúcar refinado, pois o excesso pode levar à obesidade e provocar doenças associadas, como diabetes e hipertensão.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos é uma das principais dicas de saúde e qualidade de vida à longo prazo. Exercitar-se por 30 minutos, no mínimo cinco vezes por semana, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite, obesidade, diabetes e hipertensão.

Além disso, atua na preservação da massa muscular e da flexibilidade ao longo da vida.

3. Consulte um médico regularmente

Uma das melhores maneiras de manter a sua saúde sempre em dia é atuar preventivamente. Por isso, não abra mão de fazer consultas regulares com médicos de sua confiança, mesmo que não esteja sentindo nenhum tipo de desconforto.

4. Não esqueça do protetor solar

Se você quer chegar à terceira idade com uma pele saudável e sem manchas, comece a usar o protetor solar desde já.

O produto é uma das maneiras mais eficazes de evitar o envelhecimento prematuro da pele provocado pela exposição intensa aos raios solares e, claro, de minimizar os riscos de câncer de pele.

5. Faça do sono uma de suas prioridades

Descansar bem é essencial não só para que o organismo se refaça das suas atividades diárias, mas também para a manutenção da sua saúde mental.

Quando você não dorme bem, seu corpo não atinge a fase do sono REM, que é aquela em que o organismo se restaura para enfrentar outro dia. O resultado é que você acorda com a sensação de mais cansaço e irritação. Além disso reduz a capacidade de concentração e retenção de informações.

6. Beba água frequentemente

Sem hidratação adequada, funções importantes do nosso corpo entram em desequilíbrio, e a produção de energia diminui. Tomar no mínimo 2 litros de água no dia ajudar a prevenir problemas renais, melhora a circulação sanguínea, melhora o funcionamento dos intestinos e previne o inchaço e a retenção de líquidos.

7. Elimine de vez o cigarro

O tabaco, além de aumentar suas chances de contrair câncer de pulmão, doenças cardíacas ou  mesmo de sofrer um acidente vascular cerebral, você expõe aqueles que estão à sua volta aos riscos dos

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