Federação das Unimeds da Amazônia

MZ: R.Amapá 374 - Manaus / FL: Tv. Humait, 2778- Belém

MANAUS-AM - CEP: 69053150

CNPJ: 84.112.481/0001-17

Ablação de FA: Unimed Fama realiza pela 1ª vez o procedimento no Amapá

Na última quarta-feira (1), a Unimed Fama marcou um grande avanço ao realizar, pela primeira vez no Estado do Amapá, o procedimento de Ablação de Fibrilação Atrial (FA), ocorrido no seu Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem (CCDI), localizado na capital, em Macapá.

O procedimento foi efetuado para tratar um paciente com Fibrilação Atrial, que é uma arritmia que tem características muito particulares e diferentes das demais arritmias e responsável pela grande maioria dos Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos (AVC) e insuficiências cardíacas. Devido a complexidade e gravidade da doença, o procedimento é realizado apenas em centros médicos altamente especializados e preparados. No Brasil, são poucos os locais com condições e estrutura para executar a Ablação de FA e o CCDI de Macapá está apto para realizá-lo.

A intervenção médica foi realizada por uma das equipes de profissionais mais conceituadas do país, liderada pelo médico Tarcísio Vasconcelos, Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Eletrofisiologia Cardíaca pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).

O PROCEDIMENTO

A ablação é realizada por meio de cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax para acesso ao coração, possibilitando ao paciente uma rápida recuperação. Para sua realização, a estrutura do laboratório de eletrofisiologia deve ser diferenciada.

Uma série de equipamentos adicionais de última geração permite o mapeamento apurado dos focos da arritmia e técnicas especiais de punção permitem que os cateteres cheguem dentro do átrio esquerdo. Em condições normais, chegar até o átrio esquerdo é bastante difícil, mas com profissionais capacitados e boa infraestrutura é possível realizar com facilidade e muita segurança o trabalho.

Para o Dr. Emanoel Licarião, Presidente da Unimed Fama, a realização do procedimento de Ablação de FA, no CCDI de Macapá, marca um novo tempo para a Medicina no Estado do Amapá e representa uma grande conquista e o avanço da Operadora como referência no sistema de saúde da Região Norte.   

 

Unimed Fama
icone
COVID-19, saiba mais!